+ 55 (19) 9.9379-4472
Flowers

Autorresponsabilidade

Você é o único responsável por você.

Quem é o responsável pelo seu estado atual?  

Algumas respostas trazem consigo a estrutura do “eu ganhei, nós empatamos e vocês perderam”, ou seja, se vai bem são méritos meus , se vai mal é porque alguém é culpado por isso.  Posicionamento muito comum em discussões matrimoniais onde esse sentimento não desenvolvido – infantil portanto – ainda prevalece em muitos casos.  

Assumir a total responsabilidade pela vida é o meio mais eficiente de resolvermos eventuais conflitos e os desafios da vida. Ficar acreditando que o que nos acontece é por causa ou culpa de alguém é adiar a tomada de decisão que cedo ou tarde cada um de nós tera que tomar. Muitos ainda creditam suas dificuldades à sua história geracional incluido até mesmo os avós. Ou o chefe, ou o líder religioso.  

Assim vem uma outra pegunta: quem será o reponsável pelo que você será amanhã? 

Podemos voltar ao tempo bíblico em que o Apóstolo Paulo afirmou: “...Pois o que o homem semear, isso também colherá”,  é histórico que cada um é resposável pelos seus atos.

A responsabilidade pessoal cresce à medida que a nossa consiciência evolui e assim mais responsável nos tornamos. E agora que você já sabe que você é o único responsável pela sua vida, como mudar o estado atual?

Abandone a mentalidade de vítima e com isso compreenda que:

Ninguém é reponsável pelo seu sucesso;

Nem pelo seu fracasso

2 Assumir a responsabilidade pela vida significa responder pelo seus atos em todas as suas esferas. Assim, junto com esta decisão outras devem fazer parte, por exemplo:

Realinhar os seus pensamentos 

Reposicionar seus sentimentos 

Ajustar o seu foco para os seus objetivos – defini-los caso não os tenha;

Definir um novo modelo de vida e colocá-lo em ação. 

Diga não à procrastinação. Para assumir uma nova vida com responsabilidade a preguiça é um sentimento que deve ser eliminado.Fugir dos seus compromissos qualquer que seja ele não pode mais fazer parte da agenda. Afinal voce não tem mais a quem responsabilizar se algo não acontecer...

Ao assumir completamente a responsabilidade por tudo em sua vida você experimentará vários benefícios:

A redução das frustrações uma vez que a incidência de expectativa sobre os outros reduz ou é eliminada;

Você passará a focar mais as suas fortalezas e como maximizá-las ao invés de focar nas suas fraquezas – (personalização - áreas de falhas) 

 Começará a ver a vida a partir de uma visão mais sistêmica uma vez que já não há mais o receio de errar e portanto podem ver a vida com  ela é. Não apenas em preto-branco nem com abstrações seletivas.

Então, vamos começar? Quais serão suas ações a partir de hoje nas áreas:

 

  • Espiritual
  • Pessoal
  • Sentimental
  • Familiar
  • Profissional
  • Social

 

COMPARTILHE  conoscosuas decisões e sua evolução para que possamos ser parceiros seus nessa caminhada. Sucesso! É todo seu!

 

Osmar F. Gonçalves – Consultor e Master Coach 

Copyright © OFG Business. Todos os direitos reservados.